março 29, 2008
Fitna, o filme: ‘nem hipérbole, nem metáfora mas repetição‘ in NRC Handelsblad, 28 de Março de 2008
Num curioso artigo assinado por Bas Blokker - crítico de cinema do prestigiado jornal holandês NRC Handelsblad -, é desmontada e analisada em detalhe a técnica cinematográfica usada pelo debutante Geert Wilders, para fazer passar a sua mensagem propagandística através do cinema. Bas Blokke analisa comparativamente o Fitna com outros filmes de teor propagandístico efectuados anteriormente, com intuitos muito diversos: desde os nazis aos soviéticos, passando pelos filmes publicitários e as suas técnicas repetitivas de imagem. Curiosa é a comparação efectuada com os igualmente propagandísticos Fahrenheit 9/11 de Michael Moore (que pretendia mostrar que George W. Bush é um idiota) e Uma Verdade Inconveniente, de Al Gore (que pretendia mostrar que estamos à beira de uma catástrofe ambiental). Uma boa leitura para os interessados em técnicas cinematográficas e de propaganda político-ideológica, que andam muito mais associadas do que os cinéfilos normalmente gostam de admitir. Ver artigo integral no NRC Handelsblad.
JPTF 2008/03/29
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