fevereiro 05, 2007

Boneco dos jogos Pokemon tenta dar suporte à teoria da evolução das espécies de Darwin?




Questão: “Gostaria de saber a posição do Islão sobre um boneco para crianças conhecido como Pokemon, o qual espalhou grande controvérsia, ao ponto de ter sido banido pelo governo saudita. Alguns interpretam mal a palavra Pokemon como implicando politeísmo, enquanto outros dizem que é de origem latina, referindo-se a certos animais. Por favor, esclareçam-me sobre este assunto”.

Excerto da resposta (fatwa) do Xeique Yusuf al-Qaradawi:
“Bases da ilegalidade do Pokemon: 


1- O boneco contém aspectos que vão contra o credo muçulmano, na medida em que indirectamente tenta dar suporte à controversa teoria da evolução das espécies de Darwin, que indica que cada espécie viva passa por um desenvolvimento gradual, no sentido em que as espécies existentes produzem novas espécies, através da adaptação a novos habitats. De acordo com esta teoria, o homem, antes de atingir a sua presente forma passou por mudanças evolutivas, desde as formas mais simples até os estádios em que foi uma espécie de macaco, acreditando-se estar este muito próximo do homem. Este boneco tenta reforçar essa teoria, incutindo na mente das crianças a ideia de Darwin do gradual desenvolvimento das características dos insectos.
2- 
Distorce a mente pura das crianças apresentando-lhes coisas que não têm base na razão humana e são apenas o produto da imaginação dos autores, totalmente opostas ao Esquema de Alá sobre a natureza. Distrai a atenção das crianças sobre a natureza à sua volta apresentando-lhes animais fictícios. Isto é totalmente contra a ordem de Alá no seguinte versículo: ‘Não olham para os camelos, como são criados?‘ (Al-Ghaashiyya/Al-Ghasiya, O Evento Assolador, 88]: 17). 

O camelo é mencionado neste versículo por ser um animal comum no mundo árabe e fácil de entender pelas pessoas que viviam na região. Por isso, a melhor coisa que podemos fazer à crianças é fazê-las tomar consciência do que existe à sua volta.
3- O boneco coloca um grande risco para o desenvolvimento mental da criança e o seu comportamento, pois apresenta imagens cheias de violência, tentando fazê-la crer que vida é sempre uma cena de batalhas onde sobrevivem os mais aptos: outro dos dogmas de Darwin. Sem dúvida, todos nós vimos os efeitos dos filmes de horror, e o prejuízo que estes provocaram na maioria dos países ocidentais. Não é surpresa que ocorram mortes em série diariamente entre as crianças da escola.
4- O Pokemon é também um jogo que promove os jogos de azar o que é totalmente proibido no Islão, pois é considerado como uma parte da abominação de Satanás. O jogo de bonecos envolve jogar cartas que por vezes são compradas a preços elevados. Existe uma competição entre as cartas vencedoras e as cartas perdedoras; isso é regulado pelas regras conhecidas por aqueles que jogam este jogo. No decurso deste jogo, aquele que possui uma carta vencedora (Joker), tem uma superioridade e pode subjugar totalmente a contraparte, que fica apenas com a opção de se submeter a estas regras injustas. Isto parece-se completamente com as antigas práticas da era pré-islâmica e claro que estas foram proibidas graças às regras do Islão.”
Nota: O texto integral desta fatwa do Xeique Yusuf al-Qaradawi, datada 30 de Dezembro de 2003, está disponível em língual inglesa em http://www.islamonline.net/servlet/
Satellite?pagename=IslamOnline-English-Ask_Scholar/FatwaE/FatwaE&cid=1119503543930
JPTF 2007/02/05




Sem comentários:

Enviar um comentário