fevereiro 07, 2007

“Controvérsia sobre livros escolares sauditas” in BBC, 7 de Fevereiro de 2007


“Uma escola fundada pela Arábia Saudita em Londres ocidental, foi acusada de usar manuais escolares contendo comentários ofensivos sobre o Cristianismo e o Judaísmo. As alegações sobre os livros árabes começaram quando um antigo professor acusou a Academia do Rei Fahad, em Acton, de racismo institucional. A escola negou as acusações como ‘grosseiramente ofensivas, altamente inflamatórias e inteiramente falsas‘. As traduções das secções dos livros foram ‘tomadas fora do contexto‘, disse a directora desta. Cerca de 600 crianças entre os 5 e os 18 anos, frequentam a Academia do Rei Fahad, uma escola privada que recebe por ano mais 4 milhões de Libras da família real saudita.

‘Religiões indignas‘
A controvérsia centra-se no uso de manuais escolares produzidos pelo Ministério Saudita da Educação. As alegações surgiram quando um professor britânico muçulmano iniciou um processo por despedimento injust0 [...] Um manual datado de 2005/2006 alegadamente pergunta ao aluno para ‘dar exemplos de religiões indignas... tais como o Judaísmo, o Cristianismo, a adoração de ídolos e outras‘. O livro alegadamente pede ao aluno para ‘explicar que aqueles que morrem sem aderir ao Islão vão para o inferno‘. Noutro manual para a idade de 12 e 13 anos, datado de 2004/2005, o autor alegadamente fala de um versículo corânico, que se refere a transformar pessoas em porcos e macacos dizendo que é sobre judeus e cristãos. O autor cita um teólogo-jurista dos primeiros tempos do Islão como tendo dito: ‘Os macacos são os judeus. E os porcos são os infiéis cristãos à mesa de Jesus. A directora da Academia do Rei Fahad, Dr.ª Sumaya Aluyusuf, admitiu que os manuais – traduzidos para o programa Notícias da Noite da BBC2, por dois especialistas independentes – estavam na escola. Todavia, diz esta, já não faziam mais parte do curriculum. [...]” .
Nota: O texto integral da notícia, incluindo extractos áudio dos manuais escolares em questão, está no site da BBC em http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/6337299.stm
JPTF 2007/02/07


Sem comentários:

Enviar um comentário