fevereiro 24, 2007

Ainda as raízes filosóficas do anti-americanismo: a curiosa semelhança entre o pensamento de Martin Heidegger e Sayyid Qutb

Martin Heidegger (1935): “A Europa encontra-se hoje numa grande tenaz, espremida de um lado pela Rússia e do outro pela América. De um ponto de vista metafísico, a Rússia e a América são a mesma coisa, com o mesmo desolador frenesim tecnológico e a mesma organização irrestrita do homem médio.”

Sayyid Qutb (1949): “Não nos devemos deixar iludir pela aparentemente dura e amarga luta entre os campos oriental e ocidental. Nenhum deles tem mais do que uma filosofia materialista da vida e no seu pensamento estão bastante próximos [...] não há diferença entre os seus princípios e as sua filosofias; a única diferença está nos seus métodos mundanos e nos seus mercados lucrativos. Nós somos os seus mercados! A verdadeira luta é entre o Islão, por um lado, e os campos combinados do Oriente [ex-União Soviética] e do Ocidente [EUA], por outro lado. O Islão é o verdadeiro poder que se opõe à força da filosofia materialista professada igualmente pela Europa, América e Rússia”.
JPTF 2007/02/24

Sem comentários:

Enviar um comentário