julho 03, 2007

"O que está por detrás deste terror?" in Jornal de Notícias, 3 de Julho de 2007


1. Os últimos dias de Junho ficaram assinalados no Reino Unido por tentativas frustradas de atentados terroristas em Londres e Glasgow. Embora ainda não haja certezas quanto aos autores, os indícios conhecidos sugerem estarmos na presença de acções ligadas aos meios islamistas-jhiadistas, aparentemente infiltrados no país através do Médio Oriente e inspirados no modelo da al-Qaeda. Face a estes acontecimentos surge uma questão: quais as razões mais profundas por detrás destes actos de terror?

2. Num texto surpreendente publicado no Guardian o ex-islamista e jihadista britânico Hassan Butt faz um apelo veemente à renúncia ao terror afirmando que "matar em nome do Islão não é mais do que um anacronismo". Relatando a sua experiência, refere que lhes "era ensinado por predicadores britânicos e paquistaneses radicais" que a reclassificação do globo como "Terra da Guerra (Dar ul-Harb) permite a qualquer muçulmano destruir a santidade dos cinco direitos que a cada ser humano são garantidos sob o Islão: vida, bem-estar, terra, pensamento e crença. No Dar ul-Harb vale tudo, incluindo a traição e a cobardia de matar civis".

3. Este relato mostra a complexidade do problema. Por isso, há uma separação que urge traçar entre os muçulmanos que querem viver a sua vida normalmente e praticar pacificamente a sua religião (o Islão) e os que se apropriam para fins políticos do Corão e dos Ahadith. Estes últimos desenvolveram uma ideologia política radical (o islamismo), que no seu extremo violento (o jihadismo) usa o terror. Este é o legado que as actuais e futuras gerações vão ter de enfrentar.
http://jn.sapo.pt/2007/07/03/mundo/o_esta_detras_deste_terror.html
JPTF 2007/07/03

Sem comentários:

Enviar um comentário