maio 15, 2007

“Rato Mickey ‘trabalha‘ para o Hamas” in PortugalDiário, 15 de Maio de 2007

A única descendente viva de Walt Disney, Diane Miller, apelidou esta quarta-feira o Hamas de «maquiavélico». O grupo criou um programa de televisão no qual uma personagem vestida de Mickey Mouse incentiva à resistência violenta contra Israel e Estados Unidos, noticia o jornal The Guardian.O programa intitulado «Pioneiros de Amanhã» exibido desde Abril pela estação de televisão al-Aqsa, sob a tutela do grupo que domina o governo palestiniano, é conduzido por um apresentador chamado Farfur que está vestido com um fato da famosa personagem da Disney.Farfur dá conselhos às crianças para beberem o seu leite. Ao mesmo tempo incita, aquilo a que os críticos israelitas apelidam de «propaganda de ódio», contra a ocupação da Palestina. O rato Mickey, sob o pseudónimo de «Farfur», partilha a apresentação com uma jovem chamada Saraa a quem cabe a tarefa de transmitir mensagens acerca da luta contra Israel e os Estados Unidos. Enquanto isso, Farfur diz às crianças que devem rezar na mesquita cinco vezes por dia até que «haja uma liderança mundial de origem islâmica».

Crianças telefonam e simulam combate
Num vídeo que foi difundido através do YouTube, um jovem espectador fala com Farfur pelo telefone e recita um poema que inclui os versos «Rafah canta: oh, oh a resposta é uma AK-47», enquanto o apresentador vestido de Mickey finge participar num tiroteio. Entretanto, outra criança ao telefone diz «é a hora da morte, vamos para a guerra».O vídeo que está disponível no site do Google inclui, também, uma chamada telefónica em que o interlocutor faz um apelo às tropas americanas para saírem do Iraque, assim como tece críticas ao presidente George W. Bush e à secretária de Estado, Condoleezza Rice.

Walt Disney fala em «maldade pura»
Esta quarta-feira, Diane Miller, de 73 anos, criticou o facto da conhecida personagem da família Disney, que foi criada em 1928 e é um dos maiores ícones da fábrica de sonhos, ter sido apropriada por terceiros desta forma.«Não é só o Mickey que está a ser utilizado para ensinar as crianças a serem cruéis», lamenta, ao concluir que, neste caso específico, está a lidar-se com «maldade pura» a qual «não pode ser ignorada», frisou em entrevista ao New York Daily News. Entretanto, vários críticos israelitas já reagiram apelidando o programa como um método «certeiro» de ensinar as crianças a «odiar e matar». «Os Pioneiros de Amanhã», o programa apresentado pelo «Rato Mickey», é transmitido, também, na faixa de Gaza por via satélite, sendo difundido para todo o mundo árabe.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?div_id=&id=806868
JPTF 2007/05/15

Sem comentários:

Enviar um comentário